Publicado em Custos, Planejamento

Calculando o m2 da construção

calculando

Tenho muitas dúvidas com relação a quanto vamos gastar para construir…

Quero uma casa de 150 a 180m2, com 3 quartos (sendo 1 suite master), escritório, sala estar, sala de jantar , cozinha, área gourmet, 2 banheiros, dispensa, lavanderia, 1 lavado na área externa.

Será que é possível tudo isso em 150m2? Rs.. Os quartos não precisam ser muito grandes, mas a cozinha, sala de jantar precisam ser espaçosos… Ahhh e preciso de um bom quintal, para uma horta, uma piscina que  não precisa ser grande, e ainda um espaço para brincar (hoje nosso maior problema no apto é falta de espaço para meu filho)

Sei que os preços por m2 pode variar muito, de acordo com acabamento escolhido, tipo de construção, topografia do terreno, etc…E o ideal é ter o projeto em mãos, um arquiteto ou engenheiro para fazer esse calculo…

Maaas como nem o terreno tenho ainda, vou fazendo minhas buscas na internet para ter uma estimativa…

Em minhas pesquisas, encontrei um site que faz os cálculos dos materiais e serviços.

Achei muito interessante…

Site: https://arquitecasa.com.br/

Tem um simulador, onde você preenche estado onde será feita a obra, tamanho do terreno, metragem do pavimento térreo e do pavimento superior, quantidade de quartos e banheiros, tipo de acabamento Medio1 ou Medio2:

PADRÃO MÉDIO 1

Alicerce: broca e viga baldrame; estrutura: concreto armado; alvenaria de vedação: bloco cerâmico; cobertura: estrutura de madeira e telha cerâmica colonial; esquadrias: madeira, piso: cerâmica e lajotão; parede: azulejo e pintura latex.

PADRÃO MÉDIO 2

Alicerce: broca e viga baldrame; estrutura: concreto armado; alvenaria de vedação: bloco cerâmico; cobertura: estrutura de madeira e telha cerâmica colonial; esquadrias: madeira e alumínio; piso: porcelanato e taco; parede: azulejo e pintura latex.

O simulador gera uma lista de materiais , lista de serviços e um resumo de custos por etapa.

Minha última simulação para uma casa de 2 pavimentos com 150m2, acabamento medio2,  resultou no  custo de R$ 1613 m2.

Será que esse valor é coerente? Para quem já construiu, quanto gastou por m2 ao fim de toda a construção??

Esse valor não inclui piscina, arquiteto e engenheiro. Alguém sabe o valor médio para estes serviços?

Bjs e boa semana!!!

 

 

 

11 comentários em “Calculando o m2 da construção

  1. Oi Vim conhecer seu blog.
    Este valor sim está no valor médio sim, depende da região onde vc esta, pode ser que seja um pouco mais barato. Eu moro em SC e aqui também vai ser entre 1500 e 1600 o m², lembrando também que o meu é sobrado, e com isso encarece um pouco o custo
    Bjs

    Curtir

    1. Ana, obrigada pela visita!
      Acho q nossa casa será um sobrado também… cogitamos a possibilidade de uma casa térrea, Pq segundo meu marido quando ficarmos velhinhos talvez seja um problema as escadas….
      mas os terrenos que estamos pesquisando tem em torno de 360m2 teríamos pouco quintal.

      Bj

      Curtir

  2. Vizinha, faço cálculos todos os dias…Gostei muito desse site arquitetacasa, já estou eu aqui comparando com as minhas planilhas, rsrs. Vamos ver se no final vai bater. Agora fica um pouco dificil, pq tipo já comprei alguns materiais de esgoto junto com a alvenaria, fica dificil separar já que nos calculos deles é tudo separado.

    casadomeusonho.wordpress.com
    A minha mao de obra está saindo mais em conta do que da tabela, em compensação aposto que os materiais sairão mais caros.

    Curtir

    1. O legal é que vc já consegue comparar… depois vc conta no fim da obra, se o site chega perto da realidade!!!
      Os materiais acho q devem ser mais caros mesmo com toda essa inflação…
      Mal posso esperar para começar a construção!!!
      Mas nesse período de recessão não sei se conseguiremos vender nosso apê rápido …
      Bj

      Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Helaine. Vim retribuir a visita 🙂
    Olha, com construção ainda não tenho estimativa de valores, pois ainda não comecei a construção, mas sei por exemplo, na mão de obra vamos economizar um monte, pois pagaremos somente por alguns serviços outros meu marido e meu sogro farão. Tipo, pagaremos para fazerem a estrutura da casa (fundação, pilares, lajes) as paredes meu marido e meu sogro vão enguer. Já economizamos aí. Parte hidraulica tbm vamos fazer, somente elétrica será paga. Colocar o porcelanato tbm vamos pagar, de resto vamos fazer tudo. O Engenheiro varia muito, aqui na minha cidade encontrei um por R$22,00 o m². Meu projeto ficou em R$ 3146 , para um sobrado de 143m². Espero que os preços do material caiam bastante até começar hehe.
    Bjos
    http://reisdecasa.blogspot.com/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Adriana,
      Que ótimo, assim você consegue economizar muito… Meu marido é engenheiro elétrico mas trabalha na parte de TV digital, não necessariamente projetos elétricos, mas mesmo assim ele está pensando em fazer o projeto e execução da parte elétrica.
      Bjs.. obrigada pela visita! 😉

      Curtir

  4. Oiii 😀
    Que prazer imenso estar aqui, saber que vou acompanhar a obra desde o início uhuuu , adoro isso haha. Muito bom determinar tudo o que queremos não é mesmo, acho super importante isso, temos maior liberdade para sonhar e realizar nossos sonhos.

    Só de você falar tudo isso já imagino como será tudo lindo
    Ansiosaa para os próximos posts!!

    Beijocas
    casalbeebe.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá vizinha, estamos no mesmo barco, também estou planejando nossa obra e calculando cada m2. é preciso calcular pra não ficar sem dinheiro no meio da obra!!!
    ainda não conhecia o site que você indicou, mas por conhecidencia falei sobre isso no meu blog hoje, depois dá uma passada.
    aprimeiracasaninguemesquece.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

