Publicado em Planejamento

Ecotelhado, Telhado Verde, Telhado Ecológico

Bom dia Vizinhos e Vizinhas

Dependendo do tamanho de seu terreno e da planta da casa talvez não seja possível fazer uma casa confortável, com uma área gourmet maravilhosa e mais um jardim com árvores frutíferas, hortaliças e flores diversas, pensando sobre isso, andei pesquisando sobre Ecotelhado, Telhado Verde ou Telhado ecológico.

Hoje viemos falar mais um pouco mais sobre sustentabilidade

Telhado EcológicoComo fazer um telhado verde

O telhado verde substitui parte do solo permeável ocupado pela casa. Assim, a drenagem da chuva acontece em ritmo lento, evitando enchentes em locais cobertos de asfalto, cimento ou piso cerâmico, que não absorvem a água.

A utilização de telhados verdes não é recente. Ao contrário, há registros de sua presença desde a antiga Mesopotâmia. Quem nunca ouviu falar dos jardins suspensos da Babilônia, criados no século VI a.C.?

 

Por que não transformar uma área de nossa residencia que tem apenas a função de cobertura em uma área de lazer e convívio que tem as seguinte vantagens:

  • Isolante térmico (Representando uma economia de 25% com gastos em refrigeração)
  • Isolante acústico (As camadas de manta, terra e vegetação atuam como um filtro acústico, reduzindo a poluição sonora do meio)
  • Absorção das chuvas (absorve parte da chuva filtrando a água que pode ser coletada e tratada para o uso doméstico)
  • Melhora a qualidade de vida dos moradores.
  • Reduz o impacto ambiental.
  • Combinado com energia fotovoltaica, aumenta em 8% a eficiência dos painéis solares.

Porém para as vantagens, temos também desvantagens

  • Alto custo  de implantação.
  • Manutenção periódica como rega e adubação, porém o sistema utiliza plantas rústicas, resistentes ao vendo e à insolação direta e com baixa demanda por água (sendo praticamente auto-suficiente através dos reservatórios internos), a manutenção necessária se resume na inspeção e retirada de plantas invasoras a cada 6 meses e na adubação de reforço a cada 12 meses.

E vocês vizinhos e vizinhas que estão nessa fase da construção, a cobertura, por quanto estão calculando gastar por metro quadrado de telhado considerando todos os materiais e mão de oba envolvidos?

 

Até o próximo post.

Fonte: http://teto2r.com/telhado-verde-perguntas-e-respostas/

Telhados Verdes

Um comentário em “Ecotelhado, Telhado Verde, Telhado Ecológico

Deixe um comentário