Publicado em Terreno

Escolha do Terreno

duvidas

Olá Vizinhas e Vizinhos!!!

Hoje quero falar sobre a escolha do terreno, na verdade eu preciso de ajuda!!! Afinal não temos experiência nenhuma… E quem já tem o terreno ou já construiu, talvez possa me dar algumas dicas!!!

Estamos procurando com calma um terreno em um condomínio aqui da minha cidade, é uma região que gostamos muito e perto de onde moramos hoje!

Então, o bairro já está definido, só precisamos fazer o mais difícil.. escolher o melhor terreno com o melhor preço!!! Rsrs

O ideal seria um terreno plano.. mas já vi que muitos terrenos lá tem aclive ou declive…

Os terrenos planos tem preços mais elevados, e se conseguirmos economizar no terreno sobra mais $$ pra construção e financiamos menos. Por outro lado, um terreno com aclive ou declive pode aumentar o preço da construção.

Será que uma construção em terreno com aclive ou declive encarece muito??? Aqui os terrenos planos estão de 15% a 20% mais caros que os terrenos ditos com leve aclive ou leve declive.

Além da topografia, algo mais que devo observar??

Quem construiu em aclive ou declive, pode compartilhar  suas experiencias ou dificuldades no projeto?

 

Se puderem me ajudar, eu ficaria muuuito feliz!!! Estou um pouco perdida…

 

Bjs

11 comentários em “Escolha do Terreno

  1. Poxa, apesar de ter o terreno não escolhi pois não entendo, o bebe que escolheu e confio no gosto dele.e ele entende disso e fez uma ótima escolha. Esse terreno é uma longa história mas sou uma porta para isso 😦

    Adoraria poder te ajudar He mas como não entendo muito fica ruim eu opinar 😦

    Beijocas
    casalbeebe.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

  2. Primeiramente obrigada pela visita ao meu blog!
    Olha não entendo do assunto rsrsrsr… mas meu terreno é em aclive, pois encontramos um valor muito bom e tb boa localização. E ainda eu e meu marido concordamos que uma casa bem planejada em um terreno de aclive tem uma beleza ímpar. Mas tudo tem seus prós e contras… Eu passei muita raiva com o pedido de licença ambiental (era necessário devido ao serviço de terraplanagem), foram 10 meses de espera…Procure se informar se é necessária a apresentação desse documento, e se sim se a Secretaria de meio ambiente da sua cidade não é enrolada para entregá-lo. Pois se for fuja desse tipo de terreno!
    Agora quanto ao gasto depende do tipo de projeto que será feito. O nosso corte foi feito em escada, evitando assim barranco na parte de trás do terreno. Sendo tb evitada a construção de muro de arrimo, aonde o gasto é alto. Sente e converse sobre isso com o engenheiro e arquiteto, eles darão idéias para diminuir os gastos.
    Boa sorte na escolha!
    umlarentreoscolibris.blogspot

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi querida, eu sou leiga, então vou passar as informações que a minha arquiteta me deu na época da compra, pois ela e o construtor ajudaram na escolha do terreno. O meu também é em condomínio.
    Bom, o que ela me explicou é que aterrar e fazer arrimo sempre é um gasto que pode sair mais caro do que a diferença do terreno, mas que é possível utilizar o desnível do terreno no projeto arquitetônico de maneira funcional e bonita e assim sem precisar aterrar.
    Ela me falou para tomar cuidado com o seguinte: Para onde é a caida do esgoto. Por exemplo, em terrenos urbanos o esgoto passa na rua, entao a casa com caida para o fundo do terreno, dependendo do tamanho da caida vai precisar aterrar para que o esgoto e agua da chuva consiga chegar ate o seu destino, rs. Se a caida for para a frente do terreno (ou seja, para a rua) vc consegue utilizar o desnivel no projeto, economizando com o aterro. No caso do condominio vc precisa ver se a saida do esgoto e agua da chuva pode ser pelo fundo do terreno ou somente pela rua. Caso ele possa ser jogado para o fundo, então nao terá problema se o mesmo tiver caída para o fundo do terreno (declive?!?). Ela me falou algo a respeito de uma bomba para bombear o esgo para cima, mas que elevaria os custos etc, honestamente nao lembro mto bem.
    A grazi da Casa clean tem o terreno em declive e não aterrou, acho que ela vai conseguir te ajudar bem nessa parte!
    No caso da minha casa eu não aterrei, e estou usando o desnível no projeto da casa, minha área intima sera mais baixa do que o resto da casa (tera uma escada de 5 degraus, o que da mais ou menos 1 metro de diferença entre um nível e outro), mesmo com a queda de 1 metro sera possível jogar o esgoto para a rua, mas meu condomínio autoriza a saída de água pluvial e da piscina pelo fundo do terreno.
    Não sou da area, entao essas sao as informações que me passarm, rsrsrsrsrs.
    Um beijo querida
    http://asegundacasinha.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi He,

    Quando nós começamos a pesquisar terrenos nós demos preferências para os de aclive, já que os terrenos planos tinham valores muito exorbitantes.
    Um dos motivos da nossa preferência foi o fato de ter consultado alguns engenheiros em relação ao gasto com a fundação dos terrenos em declive, que seria maior.
    Eu acho que um ponto importante para vc avaliar é em relação a vista que o terreno te oferece, por exemplo, se o terreno for em declive e tiver uma vista bonita e que te encante, assim como a casa da Ju (minhacasanobarranco.com.br), com certeza será uma grande vantagem.
    No meu caso o desnível para o ponto mais alto é de 4 metros, então nós movemos um pouco da terra do fundo para a frente, assim a casa vai ficar mais alta e acredito que até mais imponente.
    Mas essa é uma questão bem particular, pois tem quem prefira modelos de casas em aclive e tem quem prefira em declive, vc vai ser a melhor pessoa para avaliar o que te atrai mais esteticamente, agora financeiramente, com certeza vale a opinião de um profissional experiente.

    Abraços,
    Lidi

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá,

    Não tenho blog, mas como acabei de construir minha casa e estou começando na decoração, vivo nos blogs, rsrsrsrs.

    Vou contar minha experiência pessoal, pois compramos em terreno declive… não por opção, mas por falta de mais pesquisa e porque os poucos novos loteamentos daqui já não tinham mais tantos terrenos quando fomos atrás do nosso e nos bairros velhos são muito caros… enfim… vamos lá…

    O projeto foi feito para aproveitar o declive do terreno, mesmo assim sempre vai ter um muro/parede de arrimo em algum lugar e nós tivemos “de um dos lados da casa” e isso gasta!! Ele tem que ser forte, aí vai um tijolo maior ou bloco, mais ferro, mais pilotis…! Tem que impermeabilizar mmmto bem o lado que ficará em contato com a terra!!

    Tem que pensar muito bem como ficará a “saída” da água das chuvas (e até da piscina se pretende fazer uma) e mesmo assim vai fazer gastar mais uns trocados…

    E, a menos que tu já pense em sobrado/ dois pisos… a estrutura de sustentação para tu fazer o piso que ficará acima do nível da rua… gasta e como gasta!!

    O que economizamos na compra do terreno (e um pouco mais) foi tudo nos custos por ele ser declive!

    Aí tem que aproveitar o que tem de legal e desfrutar… no nosso caso, temos a frente para o sol da manhã e ficamos com uma sacada nos fundos que temos privacidade (posso tomar um chimarrão ainda de camisola, kkkkkk) e com uma vista linda!

    Bjs e boa sorte!!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Olá,

    Já tentei postar duas vezes uma resposta e não consigo, daqui a pouco desisto de escrever, kkkkkkkk.

    Não tenho blog, mas como acabei de construir minha casa e vou começar a decoração, vivo nos blogs de construção, decoração… rsrsrsrs.

    Vou contar minha experiência pessoal, pois compramos em terreno declive… não por opção, mas por falta de mais pesquisa e porque os poucos novos loteamentos daqui já não tinham mais tantos terrenos quando fomos atrás do nosso e nos bairros velhos são muito caros… enfim… vamos lá…

    O projeto foi feito para aproveitar o declive do terreno, mesmo assim sempre vai ter um muro/parede de arrimo em algum lugar e nós tivemos “de um dos lados da casa” e isso gasta!! Ele tem que ser forte, aí vai um tijolo maior ou bloco estrutural, mais ferro, mais pilotis…! Tem que impermeabilizar mmmto bem o lado que ficará em contato com a terra!!

    Tem que pensar muito bem como ficará a “saída” da água das chuvas (e até da piscina se pretende fazer uma) e isso vai fazer gastar mais uns trocados… e a menos que tu já pense em sobrado/2 pisos/mais níveis… a estrutura de sustentação para tu fazer o que ficará acima do nível da rua… gasta e como gasta!!

    O que economizamos na compra do terreno (e um pouco mais) foi tudo nos custos por ele ser declive!

    Aí tem que aproveitar o que tem de legal e desfrutar… no nosso caso, temos a frente para o sol da manhã e ficamos com uma sacada nos fundos que temos privacidade (posso tomar um chimarrão ainda de camisola, kkkkkk) e com uma vista linda!

    Bjs e boa sorte!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário